Páginas

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A LEI DA SEMEADURA

A LEI DA SEMEADURA

Leitura Bíblica:
“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Gl 5.16
“Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Gl.5.18
“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Gl 5.19
“Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Gl 5.20
“Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Gl 5.21
“Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. Gl 6.8

INTRODUÇÃO

O relacionamento cristão depende de uma vida cheia do Espírito Santo. A Igreja , o Ministério e os Crentes e sua maneira de viver são comparados à agricultura. QUEM PLANTA MUITO, COLHE EM ABUNDÂNCIA. QUEM PLANTA CHUVA, COLHE TEMPESTADE. QUEM PLANTA BOAS SEMENTES COLHE BONS FRUTOS.
1-A IGREJA E SEUS MESTRES 
1.1- CARACTERÍSTICAS DAS IGREJAS DO PRIMEIRO SÉCULO
A Igreja era sólida, com seus membros se ajudando uns aos outros, para que quem tinha muito não sobrasse e quem não tinha, não faltasse.
1.2- "REPARTA DE TODOS OS SEUS BENS"(v.6)
Repartir era a meta. Tanto bens materiais como espirituais.
Koinonia = comunhão
1.3- "AQUELE QUE O INSTRUI"(v.6)
Os mestres e os pastores eram mantidos pela igreja, com ajuda financeira e assim a igreja crescia em graça e conhecimento.

2-DE DEUS NÃO SE ZOMBA.
2.1- "NÃO ERREIS"(v.7a)
Ou não vos deixai enganar. Às vezes as pessoas pensam que Deus não se preocupa com essas coisas; mas isso é muito importante para Ele.
2.2- "DEUS NÃO SE DEIXA ESCARNECER"(v.7b)
Significa arrebitar o nariz, olhar para Deus como se Ele fosse um escravo seu; tratá-lo como se fosse seu empregado, como se você fosse superior.
2.3- "O QUE O HOMEM SEMEAR ISSO TAMBÉM CEIFARÁ"(v.7e)
É a lei natural da semeadura e da colheita. JESUS disse: "Colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolos"; e JESUS afirma "Toda árvore boa, produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus".

3-TERRENO DA SEMEADURA. 
3.1- O TERRENO DA CARNE
Carne é a natureza humana decaída, mesmo depois de nascermos de novo temos influências da velha natureza. Precisamos subjugar essa tendência ao pecado, e só conseguiremos através do Espírito Santo. Os maus pensamentos, palavras más e más ações são sementes ruins que plantamos para colhermos em nossa própria vida; pois o que planta e "semeia na carne, da carne ceifará a corrupção" "Tudo o que o homem semear, isso mesmo colherá".
3.2- O TERRENO DO ESPÍRITO
Espírito é vida. JESUS disse: "As palavras que vos falo são Espírito e vida"
Rm 8 diz: "Aqueles que estão em CRISTO não vivem mais segundo a carne, mas segundo o Espírito". Devemos crucificar a carne com suas ambições e desejos mundanos e carnais e darmos lugar ao Espírito Santo em nossas vidas; praticando aquilo que agrada a DEUS e não o que agrada nossa velha natureza. 

4-DEVER DOS CRENTES.
 4.1- A PRÁTICA DO BEM(v.9)Ajuda aos necessitados, a hospitalidade, assistência aos presos, maltratados e enfermos, principalmente aos domésticos da fé, da casa(doméstico) de DEUS 
4.2- A ESMOLA
Deveria ser prática da Igreja hoje, pois sempre foi no passado. Vide Mt 6:2,5,18. 
4.3- A COLHEITA
A resposta de DEUS é tanto no sentido material, como no espiritual aos que semeiam no Espírito. At 20:35 JESUS disse: "É melhor dar do que receber".
"O que retém o trigo, o povo o amaldiçoa". Pv 11:26

CONCLUSÃO
Nisso consiste a vida cristã : Mc 12:30,31 " Amarás, pois, o senhor te DEUS, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás a teu próximo como a ti mesmo". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário